quarta-feira, 24 de junho de 2009

Copa das Confederações

Como uma verdadeira brasileira adoro futebol, não só pela confraternização que ele proporciona, gosto de assistir um bom jogo independente de quem esteja jogando, apreciar o esforço e a dedicação dos jogadores me encantam e muitas vezes me emocionam.
Esses dias sai com Bob, pessoa que entende pouco sobre os assuntos futebolísticos, ao conversar sobre a Copa das Confederações, ele fez um infeliz dizendo que esse campeonato é um campeonatinho, tentei de várias formas argumentar, mais não sabia muito sobre a origem da competição, fiquei com cara de tonta e não consegui convence – lo da importância, por isso resolvi pesquisar sobre tema e postar sobre o assunto.

História da Copa das Confederações


A Copa das Confederações foi originariamente organizada e realizada na Arábia Saudita e era chamada King Fahd Cup, ou Copa do Rei. A primeira edição ocorreu em 1992 e foi vencida pela Argentina. Em 1995 a vencedora foi a Dinamarca. Na época a competição era disputada pela Arábia Saudita e algumas outras seleções convidadas.
Em 1997 a FIFA passou a organizar a competição, que passou a se chamar Copa das Confederações, mas ela ainda foi realizada na Arábia Saudita. Nessa edição o Brasil sagrou-se campeão com vitória de 6x0 sobre a Austrália. Em 1999 aconteceu a primeira Copa das Confederações fora da Arábia Saudita, no México, o qual também sagrou-se campeão ao derrotar o Brasil na final. Em 2001 a Copa das Confederações aconteceu no Japão e Coréia do Sul, que realizariam a Copa do Mundo no ano seguinte. Com isso o torneio ganhou importância como um preparativo para a Copa do Mundo. A edição de 2001 foi vencida pela França, que tornou-se campeã também na edição seguinte de 2003, quando organizou o torneiro
A partir de 2005 decidiu-se que a Copa da Confederações seria realizada a cada 4 anos no mesmo país que organizaria a Copa do Mundo no ano seguinte. Com isso, a Copa das Confederações passou a ser um preparativo para a Copa do Mundo. A edição de 2005 na Alemanha foi vencida pelo Brasil, que derrotou a Argentina por 4x1 na final.
As seleções participantes são sempre as campeãs de campeonatos de seus continentes, neste ano as equipes participantes são:
*África do Sul (país-sede da próxima Copa)
*Brasil (campeão da Copa América 2007)
*Itália (campeã da Copa do Mundo de 2006)
*Estados Unidos (campeão da Copa Ouro da CONCACAF 2007)
*Iraque (campeão da Copa da Ásia de 2007)
*Egito (campeão da Copa das Nações Africanas de 2008)
*Espanha (campeão da Eurocopa 2008)
*Nova Zelândia (campeão da Copa das Nações da OFC de 2008)
Conforme os dados mencionados este campeonato possui os melhores de seus continentes, podemos considera-lo um campeonato de grande importância, pois o campeão fica cheio de moral para a Copa do Mundo do ano que vem. Outro ponto é que este campeonato permite que as pessoas avaliem a organizaçao e a estrutura do país sede da próxima Copa, além de gerar uma reda extra para o mesmo.

Hoje o Brasil joga, vamos torcer!!!!
http://www.copacabanarunners.net/copa-confederacoes.html

Um comentário:

  1. Realmente a Copa da confederções pode sim ser tratado como um ensaio do que seria a próxima copa,envolvendo não somente os jogadores ou o auxiliares técnicos que fazem parte do torneio como a própria organização pela comissão formada para o evento. Na África do sul demonstrou sim que a Copa não precisaria ser em países desenvolvido, mas que investiu durante muito tempo em turismo, o q oferece aos estrangeiros uma bela hospedagem com contra partida o alto índice de criminalidade que assola o país tanto quanto o nosso, investimento que proporcionou entrada de capitais e um pequeno desenvolvimento... Resta saber se o Brasil, a próxima anfitriã fode oferecer, não uma organização do Japão ou Alemanha, mas pelo menos a estrutura da África do sul, já que se diz o país do futebol, nada mais certo que mostrar o mundo que não só dentro de campo podemos mostrar nossas habilidades, mas sim fora dela e nos bastidores.

    ResponderExcluir