sexta-feira, 12 de junho de 2009

Celebração de Corpus Christi

Adicionar imagem
Como surgiu?
Conta à história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
No Brasil são feitos tapetes de serragem (trabalho artesanal muito bonito) para que a procissão da igreja e seus fiéis passem, em homenagem a consagração da eucarística.
Mais do que fé, os fatos materiais não negam a veracidade do "milagre", acredito que por isso é tão respeitado este feriado!


Um comentário:

  1. Hi, I`m Bob, from the first story, about (ugly Lenine). I just wanna say that I`m not so taller at all, and we aren't so far way from Ugly Lenine. But for my scary, I enjoyed the show as well, not so much as you for sure. And I finally found your blog, and I`m saving in my "fauvorits". I`m not sure about the grammar of this last word. Bye!

    ResponderExcluir